Creep Feeding: O Guia Para O Bezerro De 300 Kg

O Creep Feeding é um método onde disponibilizamos suplemento alimentar (proteico/energético) para bezerros antes do desmame.

A oferta desse suplementos aos bezerros deve ocorrer em cocho privativo, de forma que os animais mais velhos não possuam acesso. É importante lembrar que, apesar do bezerro receber o suplemento num cocho privativo, não há separação da mãe. É o ajuste da altura da estrutura do Creep Feeding que permite que isso ocorra.

Estrutura do creep feeding

O objetivo do Creep Feeding é aumentar o peso do bezerro na desmama, dessa forma, fazendo com que cada vaca parida produza mais quilos de bezerro, reduzindo o custo de produção por matriz do rebanho.

Do momento do nascimento até o final do primeiro mês de vida, o desenvolvimento do bezerro é exclusivamente dependente do leite. Porém, a partir do segundo mês de vida apenas o leite já não é mais capaz de suprir a necessidade nutricional do bezerro.

É aí que o creep feeding entra como um aliado no desenvolvimento e ganho de peso precoce do bezerro.

Quais os Benefícios do Creep Feeding?

Durante o aleitamento a suplementação potencializa o desenvolvimento do rúmen dos bezerros.

Conforme o animal começa a consumir alimentos sólidos ocorre um aumento no número de bactérias anaeróbicas dentro do rúmen e isso estimula um desenvolvimento mais rápido das papilas ruminais.

Etapas de desenvolvimento do rúmen

Na imagem acima vemos o desenvolvimento do rúmem quando um animal é alimentado da esqueda p/ a direita: (A) Apenas Leite, (B) Leite e Forragens, (C) Leite e Grãos.

Além disso, bezerros suplementados durante o aleitamento sofrem menos estresse após a desmama, pois já estão adaptados à pastagem e também ao consumo de suplementos protéico-energéticos.

Porém, é importante lembrar que o Creep Feeding deve ser considerado um complemento à alimentação, sendo que se usado em excesso, sem controle de custos, a técnica pode se tornar inviável economicamente.

Como dimensionar um Creep Feeding?

Para garantir o acesso uniforme dos animais à suplementação a área linear de cocho deve ser de 4 a 8 cm/cabeça.

Referências

USO DO CREEP FEEDING NA SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE - UFU

Author Photo

Rodolpho Bravo

Engenheiro de Produção pela UNESP e especialista em sistemas de produção agropecuários.

© 2024 Mercado Rural, Inc.

Artigos