Como plantar sementes de suculenta

Para plantar sementes de suculentas, você vai precisar de:

  • Sementes de suculentas
  • Solo (terra) para suculentas
  • Vasos pequenos com furos de drenagem no fundo
  • Uma tigela de água

O primeiro passo para plantar suculentas é lavar as sementes para remover quaisquer sujeiras ou impurezas.

sementes.jpeg

Isso pode ser feito colocando as sementes em uma tigela com água e esfregando-as suavemente entre os dedos. Depois de lavar as sementes, enxágue-as bem e deixe-as de molho em água por algumas horas ou até que elas comecem a germinar.

Enquanto as sementes estão de molho, prepare os vasos com o solo para suculentas. Dê uma leve misturada no solo para remover quaisquer grumos ("bolinhas" de solo compactado) e encha os vasos até a metade com ele. É importante que os vasos tenham furos de drenagem no fundo, para que o excesso de água possa escorrer e não acumule no vaso, o que pode danificar as raízes das suculentas (lembre-se que nem todas suculentas gostam de água em abundância).

transp_vaso_04.jpg

Quando as sementes estiverem prontas, retire-as da água e coloque-as no solo com cuidado, cobrindo-as levemente com o solo. Não é necessário empurrar as sementes para baixo ou pressioná-las no solo, basta colocá-las sobre o solo e cobri-las com uma fina camada de terra.

Depois de colocar as sementes no solo, regue-as com cuidado, mas sem exagerar. O ideal é adicionar água aos poucos, até que o solo esteja levemente úmido. Evite encharcar o solo ou deixá-lo encharcado por muito tempo, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento das suculentas.

Coloque os vasos em um local com luz indireta, como perto de uma janela que receba luz solar indireta durante o dia. Evite colocar os vasos em locais muito quentes ou expostos ao sol direto, pois isso pode queimar as suculentas.

Mantenha o solo úmido, adicionando água aos poucos, sempre verificando o solo antes para ver se ele ainda está úmido ou se já está seco.

Aguarde até que as suculentas nasçam e comecem a crescer. Isso pode levar algumas semanas, dependendo da espécie de suculenta e das condições de cultivo.

Author Photo

Rodolpho Bravo

Engenheiro de Produção pela UNESP e especialista em sistemas de produção agropecuários.

© 2024 Mercado Rural, Inc.

Artigos