Raça Angus: Por que o boi Angus é tão valorizado?

public.jpg

Quem está indo pra um churrasco ficar sabendo que a carne é Angus, provavelmente fica com mais vontade ainda!

Nos últimos anos a carne do boi angus se tornou sinônimo de carne de qualidade premium, principalmente pela maciez e sabor.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre a raça, suas origens e como ela se tornou uma verdadeira marca, que hoje é sinônimo de carne de qualidade.

História e Origens da Raça Angus

O que é Angus?

Angus é uma raça bovina originária da Grã-Betanha (Escócia). É um taurino de aparência roliça e com maior capacidade de acumular gordura intramuscular, resultando em maior marmoreio (que vamos mais em breve).

A raça é uma das mais populares de gado de corte, sendo criada em países do mundo todo.

Angus no Brasil

A raça cresceu muito no Brasil durante os últimos anos e hoje já representa o segundo maior rebanho de corte brasileiro.

A raça tem uma capacidade média de se adaptar ao Brasil, se tornando um animal mais rústico e adaptado a medida que são feitos cruzamentos com raças zebuínas, como o Nelore ou Sindi.

Porém, precisamos lembrar que com o trabalho de seleção genética que vem sendo feito por criadores brasileiros, é cada vez mais fácil encontrar linhagens puras do Angus que são adaptadas ao clima brasileiro.

Tipos de Angus

Dentro da raça existem dois tipos de Angus, o Abeerden Angus e o Red Angus.

A diferença entre os dois é mínima, sendo a principal diferença a coloração. O Abeerden produz touros pretos e o Red produz touros de coloração avermelhada.

public.png

Carne Angus - Conheça alguns cortes

Marmoreio é o nome dado para a gordura intramuscular. Quanto mais mormorizada é uma carne, maior é a tendência dela de ser macia e saborosa, mas isso não é uma regra.

A raça Angus tem uma predisposição genética à produzir animais com maior grau de marmoreio, e esse é um dos motivos pelo qual a carne é tão desejada.

Em altos teores, o marmoreio passa a ir além de simplesmente a maciez da carne, entrando também na questão sensorial, pois a cada mordida você está além de carne está comendo gordura, o que traz um sabor diferenciado no paladar.

Na imagem abaixo você pode conhecer a classificação de marmoreio usada na Austrália:

public.jpg

Em relação aos cortes mais nobres de um boi Angus, podemos destacar:

  • Picanha
  • Ribeye
  • T-bone
  • Assado de tira
  • Costela minga
  • Bife de Chorizo
  • Denver Steak
  • Short Rib

Vantagens e desvantagens da Raça Angus

Vantagens

  • Naturalmente é um animal que possui um padrão superior de qualidade de carne, os animais da raça tem uma predisposição genética a produzirem carne com mais marmoreio.
  • Habilidade materna - As fêmeas produzem leite o suficiente para desmamar bezerros pesados. Além disso, o bezerro gerado é de porte médio, reduzindo o desgaste no parto e favorecendo a recuperação da matriz.
  • Precocidade - os animais da raça geralmente atingem mais cedo a puberdade, o que proporciona um estado de abate mais cedo, proporcionando uma pecuária de ciclo mais curto e retorno mais rápido. O potencial genético pode ser ainda melhor aproveitado se usado técnicas como o creep feeding ou Boi 777.

Desvantagens

  • Em alguns casos os animais podem ter dificuldade de se adaptar ao clima tropical brasileiro, fazendo com que criadores façam cruzamentos com outras raças ou que seja feita uma seleção genética específica dentro da raça.
  • Em alguns casos os animais da Raça podem não ser tão resistentes ao carrapato.

Angus ou Nelore? Qual a melhor raça?

É claro que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, afinal, a melhor raça vai depender dos objetivos do criador e das características da propriedade.

Porém, levantamos alguns pontos de diferença entre as raças para te ajudar a decidir qual a melhor raça para você.

CaracterísticaNeloreAngus
OrigemÍndiaEscócia
PelagemPredominantemente brancaPreta ou vermelha
Clima de adaptaçãoTropical e sub-tropicalTemperado
Resistência a doenças e parasitasAlta resistência a parasitas externos e a algumas doenças comuns em regiões tropicais.Média resistência, sendo mais vulnerável a parasitas em climas mais quentes.
Presença de chifresExistem animais com chifres e mochosMochos (naturalmente desprovidos de chifres)
Qualidade da carneCarne de boa qualidade, mas tende a ser mais magra e com menos marmoreio.Carne de excelente qualidade, com alto grau de marmoreio, sabor e maciez.
Adaptação a pastagens tropicaisExcelente adaptação, conseguindo ganhar peso mesmo em pastos de menor qualidade.Média adaptação, preferindo pastagens de maior qualidade e podendo ter desempenho reduzido em pastos tropicais.
Taxa de CrescimentoCrescimento moderado em condições extensivas.Crescimento rápido, especialmente em sistemas de confinamento.
Facilidade de ManejoRelativamente fácil de manejar devido ao seu temperamento mais dócil.Também possui temperamento dócil, mas requer atenção em climas mais quentes para evitar estresse térmico.
Rendimento de CarcaçaVaria, mas tende a ter um rendimento de carcaça menor comparado ao Angus.Alto rendimento de carcaça, com maior proporção de carne em relação ao peso vivo.
ReproduçãoBoa taxa reprodutiva em climas tropicais. Algumas linhagens podem apresentar dificuldades no parto.Excelente taxa reprodutiva, mas pode necessitar de mais cuidados em cruzamentos com raças de porte maior.

Espero que essa tabela torne a sua vida mais fácil na hora de escolher a melhor raça para o seu negócio.

Em minha opinião, caso você esteja interessado em criar Angus, vale a pena entrar em contato com a Associação Brasileira de Angus para conhecer os criadores mais próximos de você e conhecer como está sendo a realidade de criação na região. Afinal, conhecer a prática, erros e acertos dos outros é a melhor forma de encurtar seu caminho para a rentabilidade na criação bovina.

Author Photo

Rodolpho Bravo

Engenheiro de Produção pela UNESP e especialista em sistemas de produção agropecuários.

© 2024 Mercado Rural, Inc.

Artigos